Estudo


                                            CAMINHAR COM DEUS



III
MUDAR O NOSSO PENSAR


III.a. Arrependimento: mudar o modo de pensar

Explicarei agora mais profundamente o que está envolvido neste processo de mudança na forma como pensamos. É da maior importância.
A Bíblia tem uma palavra especial para isto: “arrependimento.” Arrependimento quer dizer, literalmente, “mudar a vossa mente,” ou seja “mudar o modo como pensam.” No Novo testamento isto é declarado como requisito principal para a reconciliação com Deus. Não há nenhuma maneira para o homem, com todos os seus caminhos e pensamentos diferentes, de se reconciliar com Deus a menos que ele mude a sua maneira de pensar; ou seja, a não ser que se arrependa.


Vejamos apenas alguns exemplos do Novo Testamento. Em Marcos 1:2-4, Marcos dá a introdução ao ministério evangélico de Jesus.


Conforme está escrito no profeta Isaías[40]: "Enviarei à tua frente o meu mensageiro; ele preparará o teu caminho"—"voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele’ ". Assim surgiu João [isso é João Batista], batizando no deserto e pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados.(NVI) 


A palavra-chave no ministério de João foi “arrependimento”, e isso foi necessário para assim preparar o caminho para a vinda do Messias Jesus. Até que o povo de Deus fosse confrontado com a necessidade de mudar a sua forma de pensar, não estavam prontos para receber o Messias.
E um pouco mais à frente em Marcos 1:14-15, Marcos descreve o princípio do ministério público de Jesus.


Depois que João [o Batista] foi preso, Jesus foi para a Galiléia, proclamando as boas novas de Deus.[o Evangelho] "O tempo é chegado", dizia ele. "O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas! 


      
Observem que o primeiro mandamento que Jesus deu no seu ministério público foi, “Arrependam-se, mudem a forma como pensam,” e só depois disso as pessoas podem crer. É um grande erro imaginar que podemos crer no verdadeiro sentido da palavra “crer” até que nos arrependamos. Tem de haver sempre arrependimento, primeiro, e então vem o crer.